Mamãe e Bebê

Doação de leite um gesto de amor e solidariedade

Data de Atualização: 24 de dezembro de 2014
Redação ConsultaClick | Mamãe e Bebê

Você já ouviu falar em doação de leite materno? Pouca gente sabe, mas é possível dividir com quem precisa este alimento tão precioso. Algumas mulheres, quando amamentam, produzem mais leite do que o seu bebê necessita para crescer forte e saudável. Estas mães podem doar a quantia excedente, sem prejuízo ao seu filho.

Você sabia que o Brasil tem o maior e mais organizado banco de leite humano (BLH) do mundo? Criado há mais de 70 anos, hoje, são 211 unidades espalhadas por todo o país. Anualmente, o banco de leite coleta mais de 160 mil litros, que são distribuídos a mais de 175 mil recém-nascidos. Saiba onde doar.

Quem pode doar?

leite3

Mulheres saudáveis que produzem mais leite que o necessário podem doar o excedente para o banco nacional. Muitas maternidades já estão preparadas para receber o alimento doado. Há também unidades que mantêm parcerias com o Corpo de Bombeiro, para que o leite seja recolhido na casa das doadoras.

O alimento doado vai para o banco, onde é pasteurizado e depois oferecido aos bebês prematuros ou que estejam internados em centros de tratamento intensivo neonatal.

Há restrições para quem pode doar leite?

leite2

Sim. Para que o leite doado não coloque em risco a saúde já fragilizada do bebê, alguns cuidados são necessários. Os principais requisitos para ser doadora são:

– Apresentar exames do pré ou do pós-natal comprovando estar bem de saúde

– Não fumar

– Não tomar medicamentos incompatíveis com a amamentação

– Não usar álcool ou drogas ilícitas

Além disso, também é esperado que o próprio filho da nutriz (a mulher que fornece o leite) esteja recebendo leite materno.

Como é feita a doação?

leite

Embora em alguns bancos de leite haja o uso de bombinhas elétricas, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que a ordenha (retirada do leite) seja manual, para que haja menos chance de contaminação. O procedimento pode ser feito em casa ou no próprio banco de leite

Veja quais cuidados são necessários durante retirada do leite:

Lavar as mãos e os antebraços com água e sabão, até os cotovelos; manter as unhas curtas e limpas

Usar touca de banho ou lenço nos cabelos na hora da coleta

Usar máscara ou uma fralda de pano no rosto

Evitar conversar durante o procedimento

Desprezar os primeiros jatos de leite (cerca de 1 ml)

Para recolher o leite use recipiente esterilizado e de boca larga

Não encher demais o recipiente

Guardar o leite coletado imediatamente no congelador

Importante: Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado e, ao terminar, acrescente este leite no frasco que está no freezer ou congelador. O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.