Bem Estar

Cinco dicas para ficar confortável também em dias de calor intenso

Data de Atualização: 11 de janeiro de 2015
Redação ConsultaClick | Bem Estar

Grande parte do país tem sofrido com as altas temperaturas nos últimos dias. É bom todo mundo ir se acostumando, afinal o verão está dobrando a esquina.

Claro que algumas dicas são bastante úteis para passar os dias quentes com mais comodidade e saúde. Qualquer desconforto maior deve ser avaliado por um médico. Para consultas de rotina, marque um horário com um clinico geral. Clique aqui e agende uma consulta com os médicos do ConsultaClick.

 Proteja-se do sol

sol

Evite exposição direta ao sol entre 10 e 16 horas, mas se não tiver como evitar procure se proteger. Use chapéu ou boné de abas largas, dê preferência à calça e blusas de manga comprida e tecidos leves e, claro, não deixe de usar protetor solar.  Lembre-se, exposição excessiva ao sol pode causar queimaduras na pele e insolação (lesão de pele acompanhada por elevação da temperatura corporal). Especial atenção deve ser dada às crianças.

Beba bastante água

sol2

Anote aí: hidratação é muito importante. Você pode variar os líquidos, beba água, sucos, chás e água de coco. Evite refrigerante, a bebida não é recomendada por possuir grande quantidade de açúcar.

Tenha uma dieta equilibrada

sol4

A dica é sempre válida, não só em dias de calor. Quando a temperatura estiver alta, dê preferência às frutas com bastante água em sua composição, como melancia que chega a ter 90% do seu peso em água. Inclua saladas em suas refeições. Folhas e outros vegetais, como brócolis, são fonte de potássio, mineral que precisa ser resposto quando há uma produção de suor muito intensa.

Use roupas leves

sol5

Aproveite para usar aquelas peças confeccionadas em algodão ou malha, estes tecidos tendem a absorverem o suor. Evite os sintéticos, eles atrapalham a evaporação da transpiração. Outra dica legal é evitar cores escuras, elas não são indicadas por absorverem o calor.

Hora de dormir

sol3

Procure sempre deixar o quarto bem arejado, durante o dia e a noite. Na hora de deitar use roupas frescas e lençóis de algodão. Evite tomar bebidas quentes antes de dormir, como chás e leite. Um banho morno por ajudar a pegar no sono com mais facilidade.