Alimentação

6 alimentos que aumentam a sensação de bem estar

Data de Atualização: 5 de janeiro de 2015
Redação ConsultaClick | Alimentação

Para muita gente uma boa refeição é sinônimo de alegria, o famoso prazer em comer. Você sabia que muitos alimentos realmente são capazes de aumentar a sensação de bem estar?

A ciência pode explicar esta percepção, a química dos alimentos é capaz de alterar a produção de neurotransmissores (substâncias que transmitem impulsos nervosos no cérebro e são responsáveis pelas sensações).

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Estudo sobre o assunto

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O estudo Food and Mood Project (Projeto Comida e Humor em tradução livre), realizado na Inglaterra, revelou que a alimentação pode ter influência positiva para a saúde mental.

A pesquisa contou com a colaboração de 200 pessoas que seguiram uma dieta recomendada pelos cientistas. O resultado confirmou o que os pesquisadores já suspeitavam.

A experiência mostrou que 26% tiveram uma melhora na instabilidade emocional, 24% na depressão e 26% em ataques de pânico e ansiedade.

Os voluntários estudados reduziram o consumo de álcool, cafeína, açúcar e chocolate e aumentaram a ingestão líquidos, peixes e frutas.

Aveia

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Além de ser rica em triptofano, a aveia é ótima fonte de aminoácido precursor da serotonina, substância relacionada com o humor . O cereal também tem boas quantidades de selênio, que ajuda a produzir energia.

Banana

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Contém duas substâncias que auxiliam o humor: a vitamina B6, que garante mais energia, e carboidratos, que estimulam a produção de serotonina.

Brócolis

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O vegetal é rico em ácido fólico, que também ajuda na liberação da serotonina. O nutriente auxilia na renovação celular, previne defeitos no sistema nervoso em fetos, por isso é muito recomendado para gestantes, além de garantir o bom humor.

Folhas verde-escuras

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Vegetais como couve, espinafre, agrião, mostarda e escarola apresentam  altos níveis de magnésio, que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A, C e do complexo B.

Frutas oleaginosas

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Quer se livrar do estresse? Coma frutas coma nozes, castanhas, amêndoas e a mais poderosa de todas, a castanha-do-brasil. As oleaginosas são ricas em selênio, um importante antioxidante que também ajuda na diminuição do estresse.

Sementes de abóbora e girassol

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Por serem ricas em triptofano as sementes de abóbora e de girassol auxiliam na manutenção do bom humor, além de ajudar a melhorar a qualidade do sono. Uma ótima opção para a lanche ou para saciar a fome da dá entre as refeições.

Fonte: http://www.mind.org.uk/information-support/tips-for-everyday-living/food-and-mood/#.UoPlfHAe8rU