Bem Estar

Conheça os alimentos que combatem a retenção de líquido

Data de Atualização: 26 de dezembro de 2014
Redação ConsultaClick | Bem Estar

No final do dia você sente suas pernas e pés inchados? Saiba que o problema pode ser causado por retenção de líquido. Para acabar com este incômodo alguns cuidados são importantes e eles começam na alimentação.

Quando o assunto é retenção de líquido, o sódio é um dos vilões. Procure ter uma dieta com pouco sal, assim você ainda ajuda a manter a pressão arterial sob controle. Fuja de enlatados, sopas prontas, molho de soja, embutidos e queijos amarelos. Sem estes tipos de alimentos o corpo filtra e elimina as toxinas com mais facilidade. Confira a lista de alimentos que ajudam a combater a retenção de líquido.

1 Reduza o consumo de sal

inchaço_1

Não há dica melhor do que esta para ocupar o topo da lista. Sal retém líquido, por isso deve ser evitados. Não apenas o sal de cozinha, mas qualquer alimento rico em sódio, até mesmo de sabor adocicado. Preste atenção nos rótulos das embalagens e cuidado na hora de temperar saladas e afins.

2 Invista em chás

inchaço_4

Experimente incluir uma xícara de chá no seu dia adia. Efusões de hibisco e cavalinha são ótimas alternativas, a bebida tem ação diurética. O mais indicado é marcar um horário com um nutricionista para saber quais são as melhores opções para o seu caso.

3 Frutas

inchaço_7

Quem não gosta de uma fatia de fruta bem fresquinha? Melão, melancia, morango, laranja e limão são as mais indicadas. Também é muito bom beber água de coco.

4 Hortaliças

inchaço_5

Quem está sofrendo com retenção de líquido causada por excesso de sódio pode contar com a ajuda de hortaliças para aliviar o problema. Dê preferência aos vegetais verde-escuros que são ricos em magnésio e potássio.

5 Legumes

inchaço_3

Legumes com propriedades antioxidantes também são ótimas pedidas. Cenoura e beterraba, por exemplo, podem ser aliadas.

6 Temperos

inchaço_2

Que tal deixar o sal de lado quando for cozinhar? Outros temperos como cebola, alho, gengibre, pimenta e salsa são ótimos substitutos. Eles possuem funções anti-inflamatórias que potencializa a ação contra inchaço.

Procurando ajuda médica

inchaço_6

É importante saber que retenção de líquido, principalmente fora do período de TPM, pode ser sintoma de algum problema de saúde. Por isto, não é recomendado tomar nenhum tipo de medicação sem orientação médica. Se você tem inchaços frequentes nas pernas e pés marque uma consulta para avaliar se não há algo mais grave.