Saúde

Prevenção: sinais de alerta do corpo

Data de Atualização: 19 de janeiro de 2015
Redacao ConsultaClick | Saúde

Uma boa dica para perceber se algo anda errado com sua saúde é ficar atento a sete sinais e/ou sintomas que o corpo dá quando alguma coisa anda errada. Se notar algum deles, não hesite em procurar seu médico. Vamos a eles?

medico1. Perda de peso inexplicada
Perder peso sem esforço (sem redução da ingestão de calorias ao dia ou aumento das atividades físicas) pode parecer um sonho realizado, mas isto pode sinalizar um problema de saúde. Se você perdeu até 10% do seu peso corporal durante os últimos seis meses – por exemplo, 7 kg se você pesa 70 kg, consulte o seu médico.
A perda inexplicável de peso pode ser causada por várias condições incluindo doença da tireoide (hipertireoidismo), diabetes mellitus, depressão, doenças do fígado, câncer ou doenças que interferem com a forma como seu corpo absorve nutrientes (distúrbios de má absorção).

2. Febre persistente ou alta
A febre não é necessariamente uma causa de alarme. Ela parece desempenhar um papel fundamental no combate às infecções. Se você tem uma febre que persiste por mais de três dias, no entanto, ela precisa ser verificada pelo seu médico. A persistência da febre pode sinalizar uma infecção oculta, como uma infecção urinária ou tuberculose. Em alguns casos, tumores (malignos) – tais como linfomas – podem causar febres prolongadas ou persistentes, assim como o uso de alguns medicamentos.
Se você tem uma febre alta, acima de 39°C, consulte o seu médico o mais rapidamente possível.

3. Falta de ar
Falta de ar mais intensa do que aquela causada por um nariz entupido ou uma atividade física vigorosa pode sinalizar um problema de saúde subjacente. Toda pessoa com falta de ar ou chieira no peito deve procurar atendimento médico de emergência. Sentir falta de ar quando se está em repouso também é um sintoma que precisa ser avaliado prontamente.
Várias doenças podem levar à falta de ar, são alguns exemplos: doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquite crônica, asma, pneumonia, um coágulo de sangue no pulmão (embolia pulmonar), bem como outros problemas de coração e pulmão. Dificuldade para respirar também pode ocorrer nos ataques de pânico – episódios de ansiedade intensa que podem causar aumento da frequência cardíaca, sudorese, falta de ar e outros sintomas físicos.

 

Os outros 4 sinais estão aqui

 

Fonte: ABC da Saúde