Bem Estar

Crises de asma são mais frequentes no inverno

Data de Atualização: 23 de agosto de 2016
Redação ConsultaClick | Bem Estar

Há quem adore o inverno e se sinta mais a vontade em dias frios. Porém, é nesta estação que os casos de crises asmáticas aumentam consideravelmente. Alguns cuidados simples no dia a dia podem ajudar a diminuir a procura por atendimento de emergência em hospitais e postos de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a asma atinge cerca de 20% da população brasileira, causa 300 mil internações e dois mil óbitos todos os anos. Embora a asma não tenha cura, o tratamento adequado pode controlar os sintomas e diminuir as crises.

O que é asma?

asma_oquee

Asma é uma doença respiratória caracterizada pela inflamação das vias aéreas, o quadro limita a entrada de ar nos pulmões. Segundo o Ministério da Saúde, levando-se em consideração a frequência e a intensidade dos sintomas, pode-se classificar a asma em: intermitente, persistente leve, persistente moderada, persistente grave. Cerca de 60% dos casos são de asma intermitente ou persistente leve.

Quais os sintomas?

asma_consulta

Os principais sintomas da doença são: dificuldade para respirar, chiado no peito, tosse seca e sensação de aperto no tórax. Os sinais são evidentes durante as crises, desaparecendo espontaneamente ou com o uso de medicamentos.

O que causa as crises?

asma_limpar

A crise de asma pode ser provocada por agentes ambientais, por exemplo, fungos, mofos e ácaros, ou desencadeantes, como infecções de vias aéreas superiores.

Qual é o tratamento para esta doença?

asma_tratamento

O tratamento da doença inclui administração de medicamentos, fisioterapia respiratória e medidas educacionais sobre os agentes desencadeadores das crises. O foco principal do tratamento é diminuir as visitas às emergências e as hospitalizações, minimizar os sintomas que limitam as atividades diárias, manter a função pulmonar o mais próximo possível do normal e prevenir crises recorrentes.

Evitando as crises em dias frios

asma_arejado

Sabia que não é a baixa temperatura que favorece as crises de asma, mas sim o baixa umidade do ar? O inverno brasileiro é caracterizado por tempo seco. Quando estiver em um lugar fechado, procure deixar janelas e portas abertas para o ar circular.

Procure evitar ficar próxima de ar condicionado, varra a casa todos os dias, passe pano úmido e tire o pó. Além disso, qualquer vírus que comprometa as vias respiratórias pode desencadear uma crise asmática, por isso previna-se contra a gripe.