Boa Forma

Faça musculação em casa

Data de Atualização: 2 de janeiro de 2015
Redação ConsultaClick | Boa Forma

A correria do dia a dia muitas vezes nos deixa sem tempo para frequentar uma academia de ginástica, é normal. Mas você sabia que apenas 15 minutos por dia de exercícios em casa já pode fazer diferença para o seu condicionamento físico e a sua disposição?

Antes de começar qualquer atividade física, o mais importante é saber que seu ritmo deve ser sempre respeitado. Quem sofre de doenças cardíacas ou reumatismo deve dar uma passadinha no consultório médico e fazer uma avaliação antes de colocar os músculos para trabalhar.

A Revolução dos músculos apresentada pela Revista Veja

Na edição da segunda semana de agosto, a revista Veja trouxe estampada na capa a novidade chamada de Revolução dos músculos.  O treinamento consiste em realizar exercícios extremamente intensos por no máximo dois minutos.  A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte se manifestou dizendo que não há comprovação cientifica de que a atividade é segura. Quem pensa em começar este tipo de treino deve procurar a orientação de profissional de educação física. Não se arrisque.

Musculação para mulheres praticarem em casa

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Você já deve ter ouvido que musculação é atividade para homens e que os exercícios deixam o corpo da mulher masculinizado. Isso é puro mito. Se o tipo de atividade e a carga de peso forem adequados, o crescimento do músculo não irá acontecer.

Combatendo a flacidez

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Quem quer deixar a musculatura mais firme deve apostar na atividade. Com os exercícios certos, a musculação te ajuda a acabar com a flacidez no bumbum, coxas e braços, o famoso “tchauzinho”. Além disso, com empenho é possível aumentar as medidas.

Musculação com segurança

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Embora toda forma de exercício seja bem vinda, alguns cuidados devem ser tomados. Musculação costuma conter movimentos de repetição que sem a devida atenção pode causar danos às articulações. Quem sofre de doenças do coração ou reumatismo devem consultar um especialista antes de levantar pesos.

Sua saúde agradece

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Sabia que a musculação pode ser benéfica inclusive para combater a osteoporose?  A musculação tende a estimular a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade dos ossos.

Em alguns casos, a musculação também é benéfica para quem sofre de artrose. O fortalecimento dos músculos proporciona maior estabilidade ajudando a evitar o desgaste entre os ossos. Outro benefício que a atividade proporciona é a estabilidade dos níveis de açúcar no sangue. Saiba que quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose. A substância em excesso no sangue leva à diabetes.

Praticando musculação em casa

Confira os exercícios que podem ser realizados com o auxílio de um elástico grande e resistente.

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Reprodução

 

Confira um exercício que faz bem ao coração: Faça uma marca com fita adesiva na parede, na altura do seu quadril. Marche elevando o joelho até a altura da marca, se conseguir.

Em outros exercícios, pacotes de feijão ou açúcar podem ser usados como peso. Um cabo de vassoura com garrafas pets amarradas nas pontas serve como barra. A quantidade de líquido dentro das garrafas irá determinar o peso do objeto, lembrando que um litro de água pesa um quilo. Respeite os limites do seu corpo e não se esqueça de aquecer.