Bem Estar

A vida depois do infarto

Data de Atualização: 21 de maio de 2014
Redação ConsultaClick | Bem Estar

Quem já sofreu um ataque cardíaco pode dividir a vida em duas partes, antes e depois do infarto. Sobreviver a um episódio como esse pode ser considerado uma oportunidade de mudar os hábitos e recomeçar a vida.

Algumas mudanças, mais que desejadas, se tornam obrigatórias. Porém, uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha revelou que 15% das pessoas que enfartaram ignoram totalmente as recomendações médicas, inclusive o uso de remédios. Veja como levar uma vida saudável após um ataque cardíaco.

Recuperação

exames

Após um infarto, durante a internação, é comum que os médicos realizem um monte de exames. Os especialistas procuram avaliar qual é a chance de o problema acontecer novamente. Depois da alta médica, é fundamental que se faça o acompanhamento com um cardiologista. Provavelmente a pessoa que já sofreu um ataque do coração deverá tomar medicação por toda vida, além de fazer exames de rotina.

Dieta

infarto

Cuidar da alimentação e do corpo é sempre importante, porém após um infarto é ainda mais. Ter uma dieta balanceada ajuda a prevenir problemas como obesidade, colesterol e diabetes. Faça das frutas, verduras e legumes a base da sua alimentação. Lembre-se, fique longe de comidas gordurosas, cigarro, bebidas alcoólicas e o uso excessivo de sal.

Mexa-se

exercicios

Deixe de lado a preguiça e pratique exercícios. Fazer atividades físicas ajuda a fortalecer os músculos, inclusive o coração, além de aumentar a capacidade aeróbica. Só não exagere. O ideal é que o médico libere as atividades e estipule o tempo máximo de exercícios diários.

Sexo

sexo

A vida sexual de quem sofreu um ataque cardíaco não precisa passar por mudanças, a não ser que o cardiologista faça alguma restrição. Vale lembrar que medicamentos para disfunção erétil não devem ser tomados sem prescrição média.

Vida profissional

trabalho

A volta ao trabalho é fundamental para que o paciente se sinta motivado e estimulado a cuidar mais e melhor da saúde. Depois da liberação médica, o paciente deve voltar ao trabalho. Apenas cuide de evitar esforço físico exagerado e estresse. Fique atenta aos conselhos do especialista.

Seguindo em frente

siga

Para que tudo volte à normalidade, quem sobreviveu ao infarto deve tomar alguns cuidados. Embora não seja fácil, a reeducação só depende de cada indivíduo. Se você tem amigos ou familiares que estão passando por esta situação, seu apoio é essencial. Não esqueça, é extremamente importante fazer o acompanhamento com um cardiologista.

 

O conteúdo editorial do ConsultaClick é inteiramente produzido pela equipe jornalística descrita em "Expediente", tendo sua supervisão editorial médica feita diariamente pelo Dr. João Paulo Nogueira Ribeiro – CRM SP-99187 e pela Dra. Alessandra Casagrande – CRM SP-133.618