Alimentação

Faça seu sistema digestivo funcionar melhor

Data de Atualização: 20 de setembro de 2017
Redação ConsultaClick | Alimentação

O sistema digestivo é responsável pela transformação dos alimentos em nutrientes. O processo passa pelo ato de morder, triturar, digerir, absorver nutrientes e eliminar o que não interessa ao organismo.

Alguns cuidados na hora de escolher a comida e após as refeições são importantes. Por exemplo, para evitar azia e refluxo procure não deitar após a refeição. Com pequenas atitudes é possível aproveitar ainda mais as delícias do prato.

Não tenha pressa ao comer

sem pressa

Uma boa digestão começa ainda na boca. Não tenha pressa ao se alimentar. Coma aos pouco e mastigue muito bem. A mastigação ajuda a aumentar a sensação de saciedade e a saliva contém enzimas que auxiliam na digestão.

Cuidado com as bebidas

bebidas

Ingerir muito líquido durante a refeição pode prejudicar o funcionamento do sistema digestivo. Água deve ser bebida ao longo do dia, hidratação é importante para uma boa digestão.

Escolhendo alimentos que ajudam na digestão

chas

Para quem exagerou no prato, o abacaxi, por exemplo, auxilia na digestão de carnes e alimentos gordurosos. Beber uma xícara de chá de boldo, hortelã, chá verde, erva-doce, camomila e erva-cidreira, tende a aumentar o fluxo de suco gástrico. Para evitar azia e refluxo procure não deitar após a refeição.

Cuidado com o abuso

porcoes

Por último, procure dividir as refeições em pequenas quantidades. Comer grandes porções prejudica o trabalho digestivo, assim como ficar muitas horas sem comer pode causar lesões no estômago, por exemplo, gastrite e úlcera.

Proteína e fibras levam mais tempo pare serem digeridas

proteina

Alimentos ricos em fibra são ótimas pedidas. Frutas, legumes, verdura e leguminosas, como lentilha, soja, feijão e ervilha, dão ampla sensação de saciedade e possuem poucas calorias. Já a proteína, principalmente de origem animal, exige muito esforço por parte do sistema digestivo. Carnes vermelhas não devem ser consumidas todos os dias, intercale com peixes, frango e carne de porco.