Saúde

Doenças reumáticas atingem 15 milhões de brasileiros

Data de Atualização: 15 de agosto de 2017
Redação ConsultaClick | Saúde

reumatismo_blogDores nas articulações por mais de cinco semanas, acompanhadas de inchaço, calor ou dificuldade para movimentar as juntas podem ser sinais de doenças reumáticas. Você sabia que esta é a principal causa de afastamento do trabalho? Estatísticas indicam que 15 milhões de brasileiros têm a doença, segundo o Ministério da Saúde (MS).

As doenças reumáticas podem ser causadas por um conjunto de fatores. Obesidade, sedentarismo, estresse, ansiedade, depressão, alterações climáticas, traumatismo, trabalho desgastante, além de pré-disposição genética podem gerar ou agravar o quadro. Vale ressaltar que artrite reumatoide é a doença reumática mais recorrente, existem cerca de 100 tipos de reumatismo.

Fique atenta aos sinais da doença. Se sentir dores ao esticar os braços sobre a cabeça ou ao elevar os ombros até tocarem o pescoço, pode ser um sinal de doença reumática. É recomendado buscar ajuda médica imediatamente. Quando o problema é descoberto no início, é possível levar uma vida normal, com dores sob controle. O tratamento pode ser medicamentoso e incluir métodos como fisioterapia e acupuntura.

Doenças reumáticas são mais frequentes entre as mulheres, principalmente na faixa etária entre 30 e 40 anos. Por isso é importante se prevenir. Além dos cuidados já citados, evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas. Em caso de dúvida consulte um médico reumatologista.