Homem

Conheça o perfil dos brasileiros em relação ao álcool

Data de Atualização: 2 de maio de 2017
Redação ConsultaClick | Homem

alcool_blogParece que os brasileiros não estão apenas tomando algumas cervejinhas aos finais de semana. Um estudo realizado pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou que no Brasil existem aqueles que não bebem e aqueles que bebem por muitos. A pesquisa ouviu, em 2012, um total de 4.607 pessoas maiores de 14 anos, de 149 municípios de todas as regiões do país.

O dado que chama muita atenção diz que 52% da população brasileira é abstêmia, ou seja, não ingere bebidas alcoólicas. Na Europa este número representa apenas 12% dos habitantes. Por aqui, entre aqueles que bebem, 59% dos homens e 49% das mulheres ingerem álcool em quantidades nocivas.

A questão é que, entre as pessoas que degustam bebidas alcoólicas no Brasil, duas a cada 10 apresentam indícios de abuso ou alcoolismo. Mais de 30% destas pessoas admitiram não terem sido capazes de dizer “não” ao lhe oferecem um copo. Outro grupo confessou que colegas se feriram devido a sua bebedeira ou que o álcool prejudicou seu relacionamento, família ou trabalho. Este grupo conta com 11,7 milhões de pessoas.

Para os pesquisadores, os brasileiros têm o costume de beber fora de casa e de maneira excessiva. O estudo aponta que 20% deles consomem 56% de todo álcool vendido no país. Ressaltando que a maioria dos que mais bebem tem menos de 30 anos.