Bem Estar

Não deixe que a baixa umidade prejudique a sua respiração

Data de Atualização: 26 de julho de 2017
Redação ConsultaClick | Bem Estar

colunaNo Brasil, o inverno é caracterizado pelo tempo seco. A baixa umidade do ar pode causar problemas respiratórios. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo com a umidade baixa os casos de alergias, resfriados, pneumonias, sinusites e gripes aumentam até 25%.

Alguns cuidados podem ajudar a passar pela estação mais fria do ano sem danos à saúde. Uma dica é manter a pele bem hidratada. Evite banhos quentes e demorados, escolha sabonetes e cremes corporais com função hidratante e não se esqueça de passar filtro solar.

Mantenha os ácaros e os fungos longe da sua casa. Passe pano úmido no chão e nos móveis para remover a poeira e mantenha o local arejado. Prepare o quarto para a hora do dormir com toalhas molhadas, bacias com água ou até mesmo um umidificador de ambiente, isso irá garantir uma boa noite de sono.

Cuidado na hora de praticar esportes. Dê preferência para se exercitar nas primeiras horas do dia e no final da tarde. Com o tempo seco o corpo se cansa mais rápido, a garganta pode ficar arranhando e os olhos irritados. Atenção, use colírio somente com prescrição médica.

Com estas dicas você terá um inverno mais tranquilo. Caso o desconforto seja inevitável um especialista da área de saúde poderá orientar sobre como aliviar os sintomas.