Saúde

Você sabe como usar corretamente o fio dental?

Data de Atualização: 8 de dezembro de 2016
Redação ConsultaClick | Saúde

FIO_BLOGO uso do fio dental é muito importante para a manutenção da saúde dos dentes e da gengiva, mas para que os benefícios sejam reais é preciso usá-lo frequentemente e da maneira correta.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o momento mais adequado de passar o fio dental, não sabem se é melhor usá-lo antes ou depois da escovação. É importante ressaltar que o fio dental espalha na boca a sujeira que estava entre os dentes, por isso é bom passá-lo antes da escovação.

O acessório remove a placa bacteriana e restos de alimentos que se acumulam entre os dentes, estes resíduos são os responsáveis pelo aparecimento de cáries, gengivite e periodontite. A escovação deve ser realizada sempre ao acordar, antes de dormir e após cada refeição, assim como o uso do fio dental.

Existem dois tipos de fios dentais, o feito de nylon (ou multifilamento) e o PTFE (monofilamento). O primeiro é composto por inúmeras fibras de nylon que podem desfiar ou rasgar se os dentes forem muito juntos e o espaço apertado. O segundo tipo tem um filamento único o que ajuda a deslizar mais facilmente entre os dentes sem ser danificado.

Passo a passo

1. Separe um pedaço de, aproximadamente, 45 cm de fio dental e enrole as extremidades em
torno dos dedos médios.

2. Segure o fio entre o polegar e o dedo indicador. Deixe cerca de 2 cm de fio dental esticados
entre as mãos.

3. Com muito cuidado, passe o fio. Não deixe de passar ao redor dos dentes, certificando-se
de chegar abaixo da linha da gengiva.

4. Deslizando o fio de cima para baixo- nos dentes de cima – e de baixo para cima – nos dentes
de baixo. Repita várias vezes.

Comentários

  1. […] primeiro passo é não ter pressa. Para começar, use o fio dental, veja como fazer aqui. Uma boa escovação deve durar no mínimo dois minutos. Para ter uma noção de tempo, você pode […]