Bem Estar

Previna lesões neste feriado

Data de Atualização: 14 de novembro de 2016
Redação ConsultaClick | Bem Estar

final_blogFeriado é sinal de família e amigos reunidos, viagens, prática de esportes e muita brincadeira, mas tanta agitação exige cuidado para não acabar em acidentes.

As crianças merecem atenção redobrada. Na hora de cozinhar faça com que os pequenos fiquem longe do fogão, muitos acidentes acontecem durante o preparo da comida. Principalmente se estiver preparando churrasco, certifique-se de que não há álcool ao alcance das rápidas mãozinhas e mantenha-os longe do fogo.

Piscinas também oferecem muitos riscos. Se houver grades de proteção ao redor da água tenha o cuidado de deixá-la sempre fechada. Se não houver, preste muita atenção nas crianças circulando pela área. Na hora de entrar na água assegure-se de que os pequenos estão usando boias e coletes apropriados para a idade deles e de que estão bem colocados.

A prática de esporte amador é frequentemente a responsável por lesões musculares. Levar uma vida sedentária e querer se movimentar como atleta aos finais de semana e feriados não é uma boa atitude. Antes de sair correndo atrás de uma bola com os amigos, alongue o corpo. Fazer um aquecimento é outra medida essencial.

Em caso de acidentes, o socorro deve ser imediato e não minimize a importância das lesões. Somente um médico será capaz de avalizar, por exemplo, se houve lesão muscular e o grau dela. Vale lembrar que, de acordo com o Ministério da Saúde, 140 milhões de crianças são hospitalizadas todos os anos vítimas de acidente doméstico.