Mamãe e Bebê

Pré-natal possibilita uma gestação mais tranquila

Data de Atualização: 23 de abril de 2013
Redação ConsultaClick | Mamãe e Bebê

shutterstock_115408207O termo pré-natal, que significa antes do nascimento, é o acompanhamento periódico que as futuras mamães devem fazer com profissionais de saúde. Não se deve nunca menosprezar a importância destas consultas e exames.

Estes cuidados devem começar assim que se descobre a gravidez. De acordo com o Ministério da Saúde, são recomendadas seis consultas de pré-natal. Após o parto a mamãe deve passar por uma última avaliação para saber como está sua recuperação.

O pré-natal irá ajudar a identificar se a gestação é de alto risco ou de risco habitual. Todo o acompanhamento pode ser feito no Sistema Único de Saúde (SUS) e não têm custo para a gestante.
Para as gestações de risco habitual são solicitados os exames de grupo sanguíneo e fator Rh (quando não realizado anteriormente), urina tipo I, sorologia para hepatite B (HBsAg), sorologia para toxoplasmose, sorologia para sífilis (VDRL) entre outros.

Mulheres com gestação de alto risco devem fazer exames complementares. Alguns deles são dosagens de uréia, creatinina e ácido úrico, ultrassom obstétrico com Doppler e eletrocardiograma.

Comentários

  1. […] pode ser diagnosticada ainda durante a gestação, este é mais um exemplo da importância do pré-natal. O tratamento é feito através de medicamentos ou cirurgias. Uma válvula pode ser implantada para […]

  2. […] já sabe que o pré-natal é o conjunto de exames e consultas médicas feitos durante a gravidez. Agora, o que poucas […]