Alimentação

Glúten é vilão de quem sofre com doença celíaca

Data de Atualização: 27 de outubro de 2016
Redação ConsultaClick | Alimentação

gluten_blogVocê já deve ter reparado em embalagens de alimentos com o aviso: “Contém glúten”. Isso é importante porque existem pessoas que sofrem de intolerância a glúten, a chamada doença celíaca.

Glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada e seus derivados, como bolos, pães e pizzas. Em pessoas com intolerância, o glúten causa no organismo uma dificuldade de absorver nutrientes, vitaminas, sais minerais e até água.

Os sintomas desta doença crônica são bem variados e pode ocorrer queda de pelos, inchaço nas pernas, vômito, diarreia, lesões na pele, unhas fracas e alteração do ciclo menstrual. Por ter sinais pouco específicos, a doença celíaca é diagnosticada com exame de sangue, após suspeita do especialista. Normalmente, os sintomas surgem quando as crianças começam a ingerir alimentos que contêm a proteína.

O principal tratamento é uma dieta com restrição de glúten. Os sintomas desaparecem quando a substância deixa de ser consumida. Especialistas em endocrinologia e nutrição são os mais indicados para orientar quem sofre com a doença. O acompanhamento médico é indispensável.

Quem tem a doença celíaca deve passar longe de alimentos que contém farinha. Invista em outros produtos orgânicos, como verduras, legumes e carnes magras. Torradas de arroz integral podem substituir as convencionais. Pães de queijo também estão livres de glúten por serem feitos com polvilho. Milho e seus derivados estão liberados, assim como mandioca ou aipim. Preste atenção nos rótulos dos produtos industrializados.