Bem Estar

Presença de animais pode ajudar no tratamento de algumas doenças

Data de Atualização: 16 de dezembro de 2016
Redação ConsultaClick | Bem Estar

zooterapia_blogRecentemente o Hospital Albert Einstein liberou a entrada de alguns animais de estimação para visitarem seus tutores que estavam internados. A possibilidade de acesso dos bichinhos às dependências do hospital foi detalhadamente estudada e o resultado foi animador. Para Paulo de Tarso Lima, coordenador do projeto, a presença dos animais é benéfica porque leva bem estar, paz e felicidade ao ambiente.

A prática conhecida como zooterapia vem sendo motivo de diversos estudos. Universidades de todo o mundo querem saber ao certo quais os benefícios do método e até que ponto ele é eficaz.

A Universidade de Medicina da Geórgia, nos Estados Unidos, divulgou um estudo dizendo que crianças que conviveram até o primeiro ano de vida com um ou mais cachorros têm de 66% a 77% menos chances de desenvolverem algum tipo de alergia.

Pessoas da terceira idade também podem ser beneficiadas pelos peludinhos. Segundo a instituição americana Universidade da Califórnia, idosos tutores de animais domésticos necessitam de 21% menos consultas médicas.

Para o Baker Medical Research Institute, na Austrália, eles também ajudam no controle da pressão arterial.
Pesquisadores da Universidade do Missouri concluíram que conviver com animais de estimação aumenta os níveis de serotonina, a substância tem efeito antidepressivo.

Todos estes estudos comprovam que cachorros, gatos, pássaros, roedores e outros animais domésticos podem auxiliar no tratamento de algumas doenças e ajudar na prevenção de outras. Trate bem do seu bichinho, tenha hábitos saudáveis e cuide-se.