Bem Estar

Saiba mais sobre a calvície

Data de Atualização: 13 de outubro de 2016
ConsultaClick | Bem Estar

A queda de cabelo, motivo de preocupação de muita gente, pode ser ocasionada por uma série de fatores como hereditariedade e problemas de saúde.

Embora o problema seja mais frequente em homens, as mulheres também são atingidas e neste caso as consequências emocionais podem ser até maiores devido à maior exposição do cabelo no sexo feminino.

calvície-queda de cabelo

Contamos com cerca de 100.000 fios de cabelo no couro cabeludo. O ciclo de vida de cada fio se baseia em 3 etapas: crescimento, repouso e queda. Uma pessoa que tenha um couro cabeludo sadio perde normalmente de 40 até 100 fios diários de cabelo. Uma queda acima de 100 fios deve ser analisada por um dermatologista, com exames específicos, que irão verificar se o procedimento é normal ou se é considerado como uma calvície.

Alguns dos fatores que influenciam no processo de queda são:

.Alterações hormonais;

.Má alimentação;

.Anemia;

.Deficiências de zinco;

.Alterações na tireoide;

.Febres intensas e por longo período;

.Período pós-parto;

.Hemorragias;

.Estresse emocional;

.Uso de alguns medicamentos como antibióticos;

.Fumo;

Além disso, outros fatores externos como poluição, exposição excessiva ao sol e a realização de processos químicos nos fios podem contribuir para o seu enfraquecimento e consequente queda.

Atualmente são muitas as opções de tratamento, que variam desde medicações orais combinadas com loções para o couro cabeludo a tratamentos a laser e outros procedimentos cirúrgicos.

Se você enfrenta o problema da calvície, não deixe de procurar orientação médica.