Saúde

Como identificar o seu tipo de pé e pisada

Data de Atualização: 25 de novembro de 2016
ConsultaClick | Saúde

Tão logo à decisão de começar a praticar corrida, surge a dúvida de qual tênis comprar para a atividade. Existem diversas marcas e estilos no mercado e é fácil se perder em meio a tantas opções para escolha.

É importante levar em consideração alguns aspectos sobre o seu pé — como o tipo de pisada—, que vai influenciar na escolha do calçado e até no desempenho de seu treino.

Uma boa dica para descobrir como é a sua pisada é observar sua pegada no chão assim que sair do banho ou de uma piscina. O ideal é estar com o pé molhado para verificar qual o desenho que se forma na superfície, conforme abaixo:

tipos de pé e pisada

Tipos de pé

  • Pé Cavo: possui uma curva muito elevada, o que tende a um esforço na pisada na lateral. É a chamada pisada para fora. Pessoas com esse tipo de pé devem escolher tênis na categoria supinador ou neutro.
  • Pé Neutro: É o tipo de pé mais comum com pisada neutra. O calçado escolhido deve ser na categoria Neutro ou Pronador.
  • Pé Chato: Também é chamado de pé plano e ao contrário do pé cavo, não apresenta praticamente curvatura. Praticamente toda a superfície do pé toca o chão. O calçado para esse tipo de pé deve ser nas categorias Pronador ou Pronador Severo.

Tipos de pisada

  • Pisada Supinada: a pisada começa na borda externa do calcanhar, fazendo uma rotação para fora, o que pode forçar as articulações.
  • Pisada Neutra: Não há desvio e o ponto de apoio é central. O movimento se inicia no lado externo do calcanhar e movimenta o pé para dentro
  • Pisada Pronada: Inicia=se na parte externa do calcanhar e há uma rotação excessiva do pé para dentro

Para realizar o teste da pisada e descobrir qual o seu tipo de pé exato, consulte um ortopedista especialista em pé ou um fisioterapeuta especializado em baropodometria.