Saúde

5 alimentos que possuem grande quantidade de sódio e passam despercebidos

Data de Atualização: 9 de fevereiro de 2017
ConsultaClick | Saúde

O consumo de sódio influencia diretamente os riscos de desenvolver pressão alta e doenças cardiovasculares. Além disso, uma quantidade excessiva do mineral no organismo retém líquido, o que causa inchaço.

A quantidade ideal ao dia, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 5g, correspondente a uma colher rasa de sobremesa. Infelizmente, pesquisas constataram que em média a alimentação do brasileiro inclui diariamente 12g de sódio ao dia, ultrapassando o dobro da recomendação diária.

ALIMENTOS RICOS EM SÓDIO

Alguns alimentos são mais taxados pela sua alta quantidade de sódio como os biscoitos salgados, snacks e enlatados; porém há muitos outros alimentos que são consumidos livremente pelas pessoas, sem questionamentos sobre os níveis de sódio em sua composição. Conhecer estes alimentos que também escondem grande quantidade de sal e, consequentemente de sódio ajuda a controlar a quantidade limite de ingestão deste mineral diariamente para assim manter a saúde em dia. Confira abaixo alguns destes alimentos:

Queijo cottage – As versões light deste queijo cortam grande parte da gordura e calorias, porém há uma alta concentração de sódio presente. Limite o consumo deste queijo em menores quantidades ou substitua-o por outros queijos como ricota.

Pão: É necessário estar atento ás quantidades de sódio presentes nas variedades de pães, como o pão francês, um dos mais consumidos diariamente pela população. Pães de forma e pão de queijo também devem ser consumidos com moderação devido à quantidade de sódio presente nestes alimentos.

Molho de tomate em caixa ou lata: Pesquisas recentes demonstraram que há uma grande variedade de sódio neste produto, variando de acordo com as marcas. Em algumas delas, a quantidade de sódio presente em 100g de molho, correspondia acerca de 80% da recomendação diária.

Cereais matinais: consumidos principalmente por crianças, estes alimentos também possuem grande quantidade de sódio.

Molhos de salada: A versão light é consumida sem peso na consciência por quem quer economizar em calorias, portanto não podemos dizer o mesmo em relação ao sódio, que está presente em grandes quantidades neste produto. Consuma eventualmente e em pequenas quantidades. Outras alternativas para temperar a salada podem ser utilizadas como azeite, gotas de limão e algumas ervas aromáticas.