Alimentação

Os perigos do colesterol alto

Data de Atualização: 18 de novembro de 2016
Redacao ConsultaClick | Alimentação

Você é adepto de uma refeição rica em gordura? Exagera nas carnes, leites e derivados, manteiga e gema de ovo? Então é bom ficar atento, pois algo deve estar errado no seu organismo. Faz quanto tempo que não faz exame de colesterol? O problema é uma condição de saúde perigosa. E, como não apresenta sintomas, uma pessoa pode estar com o nível de colesterol alto e não saber. Por isso, é preciso fazer exames regularmente.

Frutas, vegetais, e cereais não tem colesterol. No entanto, alguns alimentos que não contém colesterol podem conter gorduras trans, que fazem o seu corpo produzir mais colesterol. Isso aumenta o risco de doenças do coração e pode levar a arteriosclerose, um problema em que gordura e colesterol se depositam nas paredes das artérias. Com o tempo, pode produzir sintomas de doenças do coração como angina (dor no peito) e ataque cardíaco.

Vários fatores podem ser responsáveis pelo problema. Além da má alimentação, como já falamos, ele pode ser uma consequência de fatores hereditários, estar acima do peso, falta de atividade física e problemas de saúde como diabetes, doenças renais, doenças do fígado e doenças de tiroide.

Portanto, não descuide de sua saúde e faça exames preventivos sempre!