Saúde

Cuide-se para evitar a osteoporose

Data de Atualização: 20 de outubro de 2016
Redacao ConsultaClick | Saúde

Hoje, 20 de outubro, e Dia Nacional da Osteoporose e nada mais oportuno do que falar sobre prevenção. Sim, prevenção. Atualmente, já é possível detectar a doença muitos anos antes dela causar danos ao organismo.

A chave para isso está em conseguir rastrear o colágeno ósseo e adquirir uma boa reserva de osso até os 30 anos. Isso ajudará a reduzir ao máximo os fatores que aceleram a perda óssea.

Manter uma ingestão adequada de cálcio e vitamina D é a principal medida para formação óssea e prevenção da osteoporose. As necessidades de cálcio e vitamina D variam no decorrer da vida, sendo obviamente maiores na infância e adolescência.

Claro que estamos falando de uma doença que faz parte do processo natural de envelhecimento. Porém, que pode ser acompanhada. E o diagnóstico vem quando surge a diminuição substancial da massa óssea que provoca ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade. Com isso, eles ficam sujeitos a fraturas.

E, nesse dia dedicado ao assunto, nossa recomendação é: CUIDE-SE! Mantenha-se sempre atento e faça exames preventivos. O acompanhamento de um profissional nunca pode ser dispensado.