Alimentação

Hora do dia influencia no ganho de peso

Data de Atualização: 19 de setembro de 2016
Redacao ConsultaClick | Alimentação

Você tem se esforçado bastante para manter o peso ou perder alguns quilinhos extras, não é mesmo? Às vezes, extrapola, mas consegue seguir uma vida alimentar regrada. Procura a comida certa, mas nunca se interessou pelo horário da sua alimentação?  Então temos algo a te dizer. Sabia que, quando se está ganhando peso, o horário que você come é tão ou mais importante do que o tipo de alimento que consume? Essa é a teoria de um estudo recente divulgado pela revista científica Cell Metabolism.

Pela pesquisa, ao separarem dois grupos de camundongos, um que comia alimentos gordurosos por até oito horas por dia, e outro que fazia a mesma dieta sem restrição de horário, os pesquisadores perceberam que os primeiros corriam menos risco de obesidade e de ter doenças metabólicas. A observação concluiu que há uma incompatibilidade entre o relógio biológico e horário desregrado da alimentação.

Foi verificado também que os camundongos que comiam uma dieta rica em gordura, em tempo restrito, mostraram melhoras no ritmo fisiológico, ganharam menos peso e sofreram menos danos no fígado do que os que comiam o dia todo.

Apesar dessa boa orientação, ainda é preciso desenvolver estudos específicos que comprovem que o corpo humano se comporta da mesma maneira. Mesmo assim, maneire no lanchinho no fim da noite, abra mão dos alimentos pesados e comprove os benefícios. Você mesmo pode testar se realmente o resultado da pesquisa é plausível ou não.

 

Com informações do portal G1 – Globo