Boa Forma

Várias dicas para emagrecer

Data de Atualização: 22 de dezembro de 2014
Redacao ConsultaClick | Boa Forma

1. BEBA ÁGUA. Esse é um hábito simples e que faz toda a diferença na saúde do seu corpo, que é composto principalmente por água e que depende dela para várias reações bioquímicas. Além disso, confundimos frequentemente a sensação de sede com a de fome, ou seja, muitas vezes você pode estar comendo por achar que está com fome, quando na verdade um copo d’água resolveria seu problema.

2. MASTIGUE.  Mastigar é a garantia de que você vai aproveitar mais os sabores dos alimentos e auxiliar o seu estômago na digestão e quebra dos alimentos em nutrientes, afinal ele não tem dentes né? Além disso, você acaba comendo menos já que a sensação de saciedade demora a ser registrada, é uma comunicação meio “via telex” que ocorre entre o estômago e o cérebro, então quanto mais tempo você der entre uma garfada e outra, maiores as chances desse “recadinho” chegar.

3. Pratique atividade física, mesmo que leve, estimula o seu organismo a funcionar adequadamente. Comece aos poucos, busque orientação, invista pelo menos 30 minutos DIARIAMENTE em alguma atividade.

4. Inclua mais cores, proveniente de frutas e vegetais, no seu cardápio. O ideal são pelo menos cinco porções por dia. Além de fornecerem fibras, fundamentais para o bom funcionamento do trato gastrintestinal (e, logo, melhoram a absorção de nutrientes), garantem a produção de alguns neurotransmissores como a serotonina, responsável pela sensação de bem estar e pelo bom humor.

5. Uma boa alimentação começa com o consumo de orgânicos. Infelizmente alguns agrotóxicos, que já foram proibidos em vários países do mundo – como Estados Unidos e China – são permitidos e utilizados em larga escala no Brasil.

6. Mantenha o horário regular de refeições. Uma regra que a maioria das pessoas acha que existe só para evitar de sentir fome na próxima refeição. É por isso, também, mas a principal razão dessa recomendação é o fato de que muitas das substâncias reguladoras necessária para o nosso corpo funcionar direitinho – como algumas vitaminas, minerais e compostos bioativos – são eliminados mais ou menos de três em três horas. Ou seja, é sempre bom manter o corpo cheio dos “combustíveis” celulares para que tudo continue funcionando sempre.

7. Evite o açúcar e adoçantes artificiais.  Acostume seu paladar ao sabor natural dos alimentos. Que tal começar retirando-os dos sucos? A maioria das frutas são naturalmente doces. Por isso, tanto o açúcar quanto o adoçante são desnecessários na maioria das vezes.

Por Carol Morais

Formada pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Fitoterapia e Nutrição Esportiva Funcional.